A DINÂMICA DA CEASA-PA COM ÊNFASE NA COMERCIALIZAÇÃO DOS SEUS PRODUTOS

Authors

  • Victor Cesar da Silva Oliveira
  • Júlia Lôbo Ribeiro Anciotti Gil
  • Kamilla Crysllayne Alves da Silva
  • Leandro Marques Torres
  • Jessica Sueli Pereira da Silva
  • Camila Mainardi da Mata
  • Natália Patrícia Fernandes Cavalcante
  • Lucas Lázaro Cirineu Santos

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV4N3-057

Keywords:

Abastecimento, Instituição, Hortigranjeiros, Estado do Pará

Abstract

O presente artigo apresenta e discute o funcionamento da instituição Centrais de Abastecimento do Pará- CEASA/PA, com o intuito de apresentar informações, dados institucionais, e modo de funcionamento do local em questão. Diante das pesquisas concebidas, foram apresentadas essas e novas informações do que realmente é tal instituição, entrevistas, conversas com funcionários e visita ao local foram alguns dos meios usados para o colhimento da pesquisa apresentada e o meio de adquirir maior conhecimento para a elaboração do trabalho. A CEASA apresenta grande importância econômica e social na vida da sociedade Paraense, é de suma importância que sua distribuição chegue em todos os cantos do Estado. A falta de profissionais qualificados para completa fiscalizações de atividades e comercialização de produtos, o pouco apoio governamental, a falta de verba para com a instituição o descaso e o abandono são alguns dos empecilhos da empresa, o governo do estado desde muito tempo vem cortando verbas da CEASA e a consequência disso é perceptível no modo que hoje é gerenciada, alguns desses problemas são explanados trazendo a discussão da importância da CEASA não apenas na questão alimentícia, na parte social e econômica como já citado. Sendo assim o artigo em questão vem com intuito de desmembrar todo o processo de funcionamento da CEASA focando na sua importância para o estado e pautando as dificuldades nela imposta para que continue a funcionar e o quanto é de relevância que o melhoramento da instituição pode beneficiar a sociedade do estado do Pará como um todo.

References

CARVALHO, M. V. G. S.; PINHEIRO, A. M. G. S. A logistica do abastecimento na rmb: o caso CEASA. Belem, 2008.

CEASA, Sobre a Ceasa. Disponível em: http://www.ceasa.pa.gov.br/sobre-ceasa. Acesso em: 17/08/17

CUNHA, Altivo; Campos, José. Sistema ceasa: uma rede complexa e assimétrica de logística. 2008.

FEARNSIDE, Philip. Desmatamento na Amazônia: dinâmica, impactos e controle.2006, v. 36, p. 365. DOI: https://doi.org/10.1590/S0044-59672006000300018

GOMES, Maria; ANTONIALLI, Luiz; COSTA, Cinthia. Caracterização dos produtores rurais de minas gerais ofertantes da ceasa-bh. Belo Horizonte, 2004.

HENKES, Jairo. Caracterização dos agentes do mercado atacadista na ceasa /sc – unidade de são josé. Florianópolis, 2006.

VEIGA, J. E. O desenvolvimento agrícola: uma visão histórica. São Paulo: Editora da USP, 1991.

WEGNER, R. C., BELIK, W. Distribuição de hortifruti no Brasil: papel das Centrais de Abastecimento e dos supermercados. 2012.

Published

2024-03-07

How to Cite

Oliveira, V. C. da S., Gil, J. L. R. A., Silva, K. C. A. da, Torres, L. M., Silva, J. S. P. da, Mata, C. M. da, Cavalcante, N. P. F., & Santos, L. L. C. (2024). A DINÂMICA DA CEASA-PA COM ÊNFASE NA COMERCIALIZAÇÃO DOS SEUS PRODUTOS. Revista Contemporânea, 4(3), e3559. https://doi.org/10.56083/RCV4N3-057

Issue

Section

Articles