A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR GROSSO DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS DAS ESCOLAS DA ZONA URBANA DA CIDADEDE SÃO GONÇALO DO PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO

Authors

  • Adriano Faustino de Sousa
  • Leyane Faustino de Sousa
  • Emmanuel Wassermann Moraes e Luz

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV4N3-111

Keywords:

Jogos, Pré-Desportivos, Desenvolvimento Motor

Abstract

Este artigo contempla as contribuições dos jogos pré-desportivos para o desenvolvimento motor grosso das crianças nas séries iniciais das escolas municipais da zona urbana de São Gonçalo do Piauí, tendo como objetivos: conhecer a utilização dos jogos pré-desportivos; identificar o desenvolvimento motor grosso e questionar a importância da utilização dos jogos pré-desportivos para o desenvolvimento motor grosso das crianças de 6 a 10 anos junto aos professores. O texto reúne opiniões de professores e testes aplicados aos alunos, demonstrando a importância de trabalhar jogos pré-desportivos como atividades indispensáveis para o desenvolvimento motor grosso das crianças. A metodologiautilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo por meio de observação, questionários em uma população de 100% dos professores e testes aplicados junto aos alunos com uma amostra de 30% sobre habilidades motoras. Conforme os resultados, a utilização dos jogos pré-desportivos é indispensável para o desenvolvimento motor grosso das crianças de 6 a 10 anos e que os professores compreendem, mas não dão a devida importância ao uso dos jogos pré-desportivos no ambiente escolar.

References

BROTTO, Fábio Otuzi. O jogo e o esporte como um exercício de convivência.Campinas: Universidade Estadual, 1999.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. – editoraCortez, 1992.

FERNANDES, Mauro da Costa. Jogos e Brincadeiras: Escola de Tempo integral,Caderno Pedagógico 01. Governo de Minas, 2002.

FREIRE, João Batista. Educação de Corpo Inteiro: teoria e prática da EducaçãoFísica – São Paulo: Scipione, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, Maria Cristina. Abordagens pedagógicas do Ensino da EducaçãoFísica pós década de 1970. Paraná – Editora Tapejava, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática – São Paulo, Cortez Editora, outubro 2006.

LAKOMY, Ana Maria. Teorias Cognitivas da aprendizagem – Curitiba: FACINTER,2003.

MONTEIRO, Alessandra. As modalidades esportivas e os jogos no âmbitoescolar – Brasília, 2011, W Educacional Editora e cursos Ltda.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é Educação Física - São Paulo: Brasiliense2004 – Coleção Primeiros Passos. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física / Secretaria de EducaçãoFundamental

– Brasília: MEC/SEF, 1997.

THOMAS, Flávia Aparecida. Jogos Cooperativos: a cooperação como eixo naconstrução do saber. São Paulo: DEFMH/UFS Car,2006.

Published

2024-03-14

How to Cite

Sousa, A. F. de, Sousa, L. F. de, & Luz, E. W. M. e. (2024). A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR GROSSO DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS DAS ESCOLAS DA ZONA URBANA DA CIDADEDE SÃO GONÇALO DO PIAUÍ: UM ESTUDO DE CASO. Revista Contemporânea, 4(3), e3641. https://doi.org/10.56083/RCV4N3-111

Issue

Section

Articles