PRÁTICA SIMULTÂNEA E INTEGRADA DO FUTSAL E DO FUTEBOL DE BASE NA FORMAÇÃO - PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO

Authors

  • Moraci Vasconcelos Sant'Anna
  • Rodrigo Neves Fernandes
  • Henrique Fernandes Marques
  • Márcio de Souza Menezes
  • Vinicius Alberto Bovo

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV3N5-029

Keywords:

Futsal, Futebol, Formação, Rendimento

Abstract

O Futsal é reconhecidamente uma modalidade cujo acesso e viabilidade de prática permite a participação de um maior número de adeptos. Além desta questão, as características do Futsal favorecem o desenvolvimento do potencial esportivo dos jogadores. Na prática do Futsal a média de participação por contato na bola é 600% maior, esse fato favorece o aprendizado de diversos conceitos técnico-táticos. Dadas as características do treino e do jogo de Futsal, atualmente os clubes de Futebol têm voltado sua atenção para o potencial formativo que a modalidade possui, sobretudo ao se pensar na transferência de habilidades para o Futebol. O objeto de investigação partiu da identificação nos clubes brasileiros algum modelo de gestão integrada dos Departamentos de Futsal e de Futebol de Base. A amostra foi composta por 25 clubes de Futebol das Séries A e B. Os questionários foram elaborados a partir de uma perspectiva quali-quanti (ou mista) descritiva. Os resultados mostraram que 28% dos clubes não possuem em sua estrutura um Departamento de Futsal e/ou nenhum tipo de relação com a prática simultânea entre o Futsal e o Futebol em seus processos formativos. É possível concluir que a maior parte dos clubes de destaque no Futebol brasileiro, adotam formas de integração e inclusão do Futsal nos processos de captação, formação e transição do futebolista, não competindo internamente e/ou esportivamente com o Futebol, sendo pertinente adoção de modelos de gestão integrados, mesmo que parcialmente adequados para esse intento.

References

BALZANO, Otávio N.; BASSO, Eduardo & LUNARDELLI, E. Dois – um Brasil: um método genuinamente brasileiro no ensino do Futsal e Futebol. 1. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2020.

BELLOS, A. Futebol - O Brasil em campo. Rio de Janeiro, RJ. Zahar, 2010.

COYLE, D. O Código do Talento - Um programa para desenvolver habilidades especiais aplicáveis a vida pessoas e aos negócios. Rio de Janeiro, RJ. Agir, 2010.

JÚNIOR, Edmundo S.B., DE ARAÚJO W. C. A importância do Futsal na formação esportiva do jogador de Futebol. Revista Diálogos em Saúde, v. 1, n. 2, 2018.

OPPICI, L., PANCHUK, D., SERPIELLO, F. R. & FARROW, D. As restrições da tarefa de Futsal promovem a transferência da habilidade de passe para as restrições da tarefa de Futebol. European Journal of Sport Science, 2018.

SANT’ANNA, M. V., de S., FERNANDES, R. N., MARQUES, H. F., MENEZES, M. de S., BOVO, V. A. O Segredo do Futebol Brasileiro. Futsal e Futebol de Base. São Paulo: D3 Educacional. 1. ed., 2022. DOI: https://doi.org/10.56083/RCV3N5-019

Published

2023-05-16

How to Cite

Sant’Anna , M. V., Fernandes, R. N., Marques , H. F., Menezes, M. de S., & Bovo, V. A. (2023). PRÁTICA SIMULTÂNEA E INTEGRADA DO FUTSAL E DO FUTEBOL DE BASE NA FORMAÇÃO - PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO. Revista Contemporânea, 3(5), 3996–4016. https://doi.org/10.56083/RCV3N5-029

Issue

Section

Articles