SIMULAÇÃO DE APLICAÇÃO DE CONTROLE PID A UM FORNO ELÉTRICO TIPO MUFLA

Authors

  • Ketlim Augusto Secco da Silva
  • ⁠Larissa Santos da Silva Inacio
  • Marcelo Godoy Marques Filho
  • Marco Antônio dos Reis Belino
  • Thiago Fernando de Souza

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV4N6-068

Keywords:

forno elétrico, controle de temperatura, isolamento térmico, controladores, interface

Abstract

É ampla a utilização de fornos elétricos à resistência no setor industrial. Estes dispositivos consistem, de forma básica, de uma carcaça metálica, uma câmara de aquecimento e um conjunto de resistências elétricas. O controle da temperatura de um forno elétrico geralmente é feito da seguinte maneira: Um sensor de temperatura é usado para detectar a temperatura do forno, posteriormente, essa temperatura é comparada com o valor de referência e finalmente, um controlador gera um sinal de controle para um dispositivo do tipo relé, tiristor ou transistor. A depender do processo, a temperatura do forno deve manter-se em uma taxa constante até atingir a temperatura de regime permanente. Em outras palavras, o sinal de referência a ser exibido deverá ser do tipo rampa até que o forno alcance a temperatura final requerida. O presente artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um sistema de controle de temperatura para um forno elétrico à resistência do tipo mufla, utilizando um controlador do tipo PID e uma IHM (Interface Homem Máquina), onde, o projeto do controlador permita que a inclinação da resposta do sistema em malha fechada seja um sinal de referência do tipo rampa. Foram dimensionados controladores, cabos, dispositivos de chaveamento de potência, sensor de temperatura e carga resistiva para aquecimento. Também foram descritos as características e os circuitos de potência e aquisição de dado. Por fim, apresentaram-se os resultados da curva de aquecimento do forno que ratifica sua precisão decimal e o funcionamento dos recursos da interface IHM.

References

BARRETO, Gilmar; JUNIOR, Carlos Alberto de Castro; MURAI, Carlos Alberto Favarin; SATO, Fujio. Circuitos de Corrente Alternada, 2012.

BAXTER, Mike. Projeto de Produto: Guia prático para design de novos produtos, 2011.

BOYLESTAD, Robert L. Introdução à análise de circuitos. 13ª ed. 2018.

BÜRDEK, Bernhard E. Design – História, Teoria e Prática do Design de Produtos, 2010.

CESTILE, Marlon. Materiais elétricos: Compêndio de trabalhos, fornos elétricos. Volume 4, Unioeste, 2012.

COCOTA JÚNIOR, José A. N. Sistema de monitoramento de temperatura e umidade, e proposta de controle por condicionamento do ar em museus, 2005. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2005.

COUTO, Gustavo R. Modelagem e desenvolvimento de controles de sistema termo-hidráulico, e interfaces para a aquisição e controle de dados, 2006. Monografia (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.

ELEKTRO – ELETRICIDADE E SERVIÇOS S.A. Manuais Elektro de Eficiência Energética. Disponível em:http://www.elektro.com.br/Media/Default/DocGalleries/Eficientiza%C3%A7%C3%A3o%20Energ%C3%A9tica/GERACAO_DE_VAPOR_E_CALOR.pdf. Acesso em: 16 maio 2024.

EUROTHERM. Disponível em: https://www.eurotherm.com/pt-br/auto-tuning-pid-control-in-a-plc/. Acesso em: 16 maio 2024.

FUENTES, Rodrigo C. Apostila de automação industrial, 2005.

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

JUSTI, Marcos A. Automatização do controle de processo de refusão de solda lead free em uma linha de produção SMD, 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2009.

LOPES, Joaquim Teixeira. Dimensionamento e Análise Térmica de um Dessalinizador Solar Híbrido. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

MARINHO, Antônio Lopes. Desenvolvimento de Aplicações para Internet, 2017.

NATIONAL INSTRUMENTS. Disponível em: http://www.ni.com/white-paper/3782/pt/. Acesso em: 16 maio 2024.

NOTAROS, Branislav. Eletromagnetismo, 2011.

SAMPAIO, Raimundo. Apostila de fornos de processo, 2011. São Paulo.

SENAI. APOSTILA. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfI3sAC/fornos-eletricos-industriais. Acesso em: 16 maio 2024.

SIGHIERI, Luciano; NISHINARI, Akiyoshi. Controle Automático de Processos Industriais. 2ª ed. 1973.

Published

2024-06-10

How to Cite

Silva, K. A. S. da, Inacio, ⁠Larissa S. da S., Marques Filho, M. G., Belino, M. A. dos R., & Souza, T. F. de. (2024). SIMULAÇÃO DE APLICAÇÃO DE CONTROLE PID A UM FORNO ELÉTRICO TIPO MUFLA. Revista Contemporânea, 4(6), e4659. https://doi.org/10.56083/RCV4N6-068

Issue

Section

Articles