O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ARTES VISUAIS – RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, UNIVERSIDADE E ESPAÇOS CULTURAIS

Authors

  • Isadora Gonçalves de Azevedo
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV4N5-059

Keywords:

residência pedagógica, artes visuais, relações entre instituições, pedagogia histórico-crítica, ensino fundamental

Abstract

Apresentamos, neste relato, uma breve explanação acerca da atuação de cinco residentes do Programa de Residência Pedagógica – PRP/UDESC/CAPES (Universidade do Estado de Santa Catarina – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), subprojeto Arte, na escola estadual de ensino fundamental em que a autora atua como professora de artes visuais e preceptora – Escola de Educação Básica Porto do Rio Tavares, em Florianópolis, Santa Catarina. O programa está orientado sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica, de autoria do professor Demerval Saviani. O relato está centrado no segundo módulo do edital nº24/2022, que ocorreu entre março e agosto de 2023. Além das cinco propostas desenvolvidas em sala de aula, realizamos um conjunto de saídas de estudos envolvendo também as turmas que não estavam diretamente sob a atuação das licenciandas, no intuito de aproximar as relações estabelecidas entre escola e universidade, bem como com museus e espaços culturais da cidade. Destacamos a ampliação de repertório em arte e em educação de todos os envolvidos neste processo, desde os estudantes da educação básica, até os profissionais da escola e demais instituições participantes, das residentes e da professora/preceptora.

References

ANVERSA, Priscila. Da teoria à prática, da prática à teoria: análise da práxis docente em artes visuais na educação infantil. 2022. 1 recurso on-line (281 p. Tese (Doutorado)-Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Design e Moda, Doutorado em Artes Visuais, Florianópolis, 2022. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/0000a1/0000a1fb.pdf. Acesso em: 12 abr. 2023.

BRASIL, 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Programa de Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica

FONSECA DA SILVA, M. C. Da R. Estratégias didáticas na formação de professores de artes visuais. In: FONSECA DA SILVA, M. C. da R., I ROCHA, Júlia. In: Cadernos de docência: problematizações da teoria/prática no estágio supervisionado. Florianópolis: AAESC, 2017.

FONSECA DA SILVA, M. C. da R., O professor de artes visuais: contribuições para pensar a educação infantil. In: FONSECA DA SILVA, M. C. da R., ANVERSA, P. Cadernos de docência, contribuições para a formação em artes visuais. Florianópolis: AAESC, 2019.

GALVÃO, A. C., LAVOURA, T. N., MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. SP: Autores Associados, 2019.

LAVOURA, T. N., GALVÃO, A. C. Fundamentos da didática histórico-crítica: superando limites e recolocando desafios. IN: IN: GALVÃO, A. C., SANTOS JÚNIOR, C. de L., COSTA, L. Q., LAVOURA, T. N. Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. – Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

MAGALHÃES, Giselle Modé, MARTINS, Lígia Márcia. Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar. IN: GALVÃO, Ana Carolina, SANTOS JÚNIOR, Cláudia de Lira, COSTA, Larissa Quachio, LAVOURA, Tiago Nicola. Pedagogia Histórico-Crítica: 40 anos de luta por escola e democracia. – Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

MÜLLER, Maristela. A formação de professores na pós-graduação de artes visuais no sul do Brasil. 2021. 1 recurso on-line (438 p.) Tese (Doutorado) - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Doutorado em Artes Visuais, Florianópolis, 2021. Disponível em: http://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00008c/00008c2f.pdf. Acesso em: 25 nov. 2022.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico – Crítica: primeiras aproximações. Campinas, SP: autores associados, 2013.

SILVA, Ana Rita. Da Criatividade e processos de criação em arte no ensino fundamental: uma análise histórico-cultural / Ana Rita da Silva.-- 2018. Disponível em: https://tede2.pucgoias.edu.br/handle/tede/4082. Acesso em: 22 de fevereiro de 2024.

SILVA, Karina Lima da; ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Arte na escola: contribuições à formação da atividade de estudo no início do ensino fundamental. In: Marilda Gonçalves Dias Facci, Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Adriana de Fátima Franco (Organizadoras). Implicações da periodização do desenvolvimento humano para a prática pedagógica: em destaque a Psicologia Histórico Cultural. Paranavaí: EduFatecie, 2023. DOI: https://doi.org/10.33872/implicacoespsicologiahc.cap7

Published

2024-05-15

How to Cite

Azevedo, I. G. de, & Silva, M. C. da R. F. da. (2024). O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ARTES VISUAIS – RELAÇÕES ENTRE ESCOLA, UNIVERSIDADE E ESPAÇOS CULTURAIS. Revista Contemporânea, 4(5), e4214. https://doi.org/10.56083/RCV4N5-059

Issue

Section

Articles