AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DE PAVERS COM EMPREGO DE RESÍDUOS DO PROCESSO DE LAVAGEM DE CAMINHÕES-BETONEIRA

Authors

  • Sarah Honorato Lopes da Silva Tamura
  • Mariana da Silva Slaghenaufi
  • Gustavo Avelino da Silva
  • Amanda Berlando Rojo Tahira
  • Fabiula Aliny da Silva de Oliveira
  • Claudia Carolina de Paula Reis Pinto

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV4N5-009

Keywords:

agregado, paver, reciclagem, sustentável

Abstract

A área da construção civil, no Brasil, possui um forte laço cultural pelo uso de produtos advindos de materiais extraídos de jazidas naturais. Os processos de produção são altamente poluentes e acabam impactando não somente o meio ambiente, mas também a saúde pública da população em geral. Ao fim da vida útil de uma construção, por reforma ou demolição, os resíduos gerados acabam sendo descartados, muitas vezes, incorretamente. Tendo esse cenário em vista, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a viabilidade da substituição parcial da porção de agregado graúdo em traços de concreto para a produção de pavers, voltada para o uso em pavimentos. Dois traços de concreto foram produzidos, sendo um de referência, sem substituição, e o outro formulado com a substituição da brita em 100% por resíduos. Para avaliar o desempenho mecânico dos pavers fabricados, foram conduzidos ensaios na prensa hidráulica aos 14 e 145 dias de cura, a fim de comparar os resultados de resistência com a Norma Brasileira de pisos. Os resultados indicam que os pavers alcançaram uma parte da resistência desejada, mas, devido a necessidade de adaptar os testes de compressão, os resultados não puderam ser comparados ao esperado em norma.

References

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação - Especificação e métodos. (2013)

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 248: Agregados -Determinação da composição granulométrica. (2003)

CAVALCANTI, Emerson Carlos Miranda; DE AMORIM, Rogério Penna Forte; DE ALMEIDA JUNIOR, Guido Santos. Pavimentação intertravada: Utilização de resíduo de construção e demolição para fabricação e assentamento de pavers. XV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, p. 1-6, 2011.

DIAS, Amanda Cristina; DA SILVA, Debora Andressa Mariano; MARQUES, Claudia Scoton A. ESTUDO DA APLICAÇÃO DE PAVIMENTO PERMEÁVEL UTILIZANDO “PAVERS” COMO AUXILIAR NO REUSO DE ÁGUAS PLUVIAIS. ANAIS DO FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO UNIFUNEC, v. 12, n. 12, 2021.

IBRACON. (Jan, Fev e Mar de 2009). Concreto: material construtivo mais consumido no mundo. São Paulo, 2009. Revista Concretos & Construções.

RESENDE, Heron Freitas et al. Uso de resíduos de construção e demolição como agregado reciclado no concreto: uma breve revisão de literatura. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, João Pessoa, out. 2022. ISSN 2447-9187. DOI: https://doi.org/10.18265/1517-0306a2022id7086

SANTOS, E.C.G. Aplicação de resíduos de construção e demolição reciclados (RCD-R) em estruturas de solo reforçado. São Carlos, Universidade de São Paulo, 2007. 168p. (Dissertação de Mestrado).

Published

2024-05-03

How to Cite

Tamura, S. H. L. da S., Slaghenaufi, M. da S., Silva, G. A. da, Tahira, A. B. R., Oliveira, F. A. da S. de, & Pinto, C. C. de P. R. (2024). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO MECÂNICO DE PAVERS COM EMPREGO DE RESÍDUOS DO PROCESSO DE LAVAGEM DE CAMINHÕES-BETONEIRA. Revista Contemporânea, 4(5), e4167 . https://doi.org/10.56083/RCV4N5-009

Issue

Section

Articles