A EXPERIÊNCIA DE MÃES ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO ACERCA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER NO ESPAÇO EDUCACIONAL

Authors

  • Daniel Rafael de Sousa
  • Poliana Bernabé Leonardeli

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV4N5-045

Keywords:

maternidade, universidade, educação superior, sociedade

Abstract

O estudo traz as experiências das discentes mães do curso de Pedagogia da Faceli, destacando os desafios, implicações e as estratégias dessas mulheres para conciliar a maternidade e a formação universitária. Através de normas de gênero, as mães muitas vezes são sobrecarregadas como principais cuidadoras, com a necessidade de equilibrar o tempo entre cuidar dos filhos, estudar e trabalhar, o que pode afetar seu percurso na graduação e levá-las a abandonar os estudos, devido à sobrecarga de funções. A pesquisa se concentra em compreender como a maternidade impacta a rotina das mulheres na faculdade. Este estudo possui uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa revelou que a falta de suporte institucional, a inflexibilidade nos horários acadêmicos e a falta de compreensão dos professores são as principais barreiras enfrentadas pelas mães universitárias, causando um impacto emocional significativo devido à pressão de conciliar múltiplas responsabilidades sem suporte adequado. Além disso, a discriminação e os julgamentos de ordem moral enfrentados por mulheres que tentam conciliar a maternidade e a educação superior foram questões relevantes evidenciadas.

References

ALMEIDA, Viviane Cordeiro; SANTOS, Carolina Maria Mota. Trabalho, carreira e maternidade: perspectivas e dilemas de mulheres profissionais contemporâneas. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 19, n. 3, p. 583-605, 2018. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2018.v19n3.1119

ALVES, Ana Carla Farias; ALVES, Ana Karina da Silva. As trajetórias e lutas do movimento feminista no Brasil e o protagonismo social das mulheres. IV Seminário CETROS Neodesenvolvimentismo, Trabalho e Questão Social, v. 29, 2013.

ANDRADE, Inara Carvalho de. Assistência estudantil para mães estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo na FUP/UnB. 2022. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.

DARIO, Andreza dos Santos Oliveira et al. Universidade e maternidade: a experiência de mulheres que se tornaram mães durante a graduação. 2023.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Boitempo Editorial, 2016.

LOPES, Larisse Raphaely da Silva. A Efetividade do programa nacional de assistência estudantil a partir da percepção das estudantes-mães beneficiárias do auxílio creche na UFERSA Campus Mossoró/RN. 2022.

MOURA, Rayanne Alves de. A travessia das mulheres-estudantes-mães da Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote “O passado e o presente dos professores”. NÓVOA, A. Profissão professor. Porto Editora, 1991b. Col. Ciência da Educação, 1992.

OLIVEIRA, Tatiana Viana; SOUZA, Mirian Alves. Mães Na Graduação: política e maternidade nas universidades públicas do Brasil. Simpósio Gênero e Políticas Públicas, v. 6, p. 1769-1785, 2020. DOI: https://doi.org/10.5433/SGPP.2020v6.p1769

PERROT, Michele. As mulheres ou os silêncios da história / Michelle Perrot: tradução Viviane Ribeiro. Bauru, SP: EDUSC, 2005.

PERROT, Michele. Michel Foucault e a história das mulheres. O legado de Foucault, p. 63-80, 2006.

SILVA, Erineusa Maria. As relações de gênero no magistério: a imagem da feminização. EDIUFES, 2002.

SILVA, Jaqueline Soares da. Formação de professores: os desafios das mães universitárias no curso de pedagogia da UFRJ. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

VIEIRA, Fabiana Rodrigues. Maternidade na graduação e os desafios de ser mãe na atualidade: uma análise da situação das Universitárias da UFT do Campus de Tocantinópolis. 34 f. Monografia (Graduação) - Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO. 2019.

Published

2024-05-13

How to Cite

Sousa, D. R. de, & Leonardeli, P. B. (2024). A EXPERIÊNCIA DE MÃES ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO ACERCA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA MULHER NO ESPAÇO EDUCACIONAL. Revista Contemporânea, 4(5), e3901. https://doi.org/10.56083/RCV4N5-045

Issue

Section

Articles