CICATRIZES DA PANDEMIA: NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Authors

  • Rosinei Stupp
  • Rochele Rita Andreazza Maciel

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV3N10-077

Keywords:

Educação Física, Adolescentes, Pandemia

Abstract

O presente estudo tem por objetivo abordar alguns aspectos reflexivos que mostram as cicatrizes deixadas pela pandemia do COVID 19 nos estudantes nos anos de 2020 a 2021 a fim de discutir os desafios enfrentados na prática pedagógica durante as aulas de educação física, através do ensino remoto e hibrido. Fortalecendo um elo entre professor e aluno, mostrando que é possível sim trabalhar com aulas diferentes onde todos se sintam bem e aprendam juntos nessa troca de experiência. Desse modo, alguns objetivos a) tomar conhecimento da realidade de cada aluno; b) quais os acessos às tecnologias que cada um tem disponível; c) dar apoio aos alunos, investigando e acompanhando as mudanças nas emoções dos mesmos; d) oferecer aulas dinâmicas e descontraídas para juntos enfrentarmos esse momento. Essa pesquisa foi realizada através da metodologia qualitativo-descritiva, por meio de relato de experiência, fazendo uso da análise bibliográfica para este fim. A técnica utilizada foi à observação participante. As reflexões a partir da análise asseguram que há vários desafios a serem vencidos, a presença do professor é de grande importância na vida desses adolescentes para dar suporte, cada adolescente/aluno contém a sua história e nós professores temos a responsabilidade de mostrar o caminho e só conhecendo a cada um podemos fazer a intervenção adequada.  Temos certeza que aprendemos e continuaremos aprendendo muito, mesmo com estes tempos pelo qual estamos passando, com cuidado e respeito vamos mais longe trabalhando os aspectos que envolvem a saúde e bem-estar de todos a fim de promover a socialização e uma rotina saudável na vida diária.

References

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 5º Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

ZATTERA, Alexandre. Marco Atual Caxias do Sul 2020.

ZATTERA, Alexandre. Marco Estratégico Caxias do Sul 2020.

Futura. Impactos da pandemia na educação. Disponível em: https://www.futura.org.br/impactos-da-pandemia-na-educação/ .Acesso em:19 set.2021.

Porvir. Pesquisas mostram os impactos da pandemia em diferentes áreas da educação. Disponível em: https://porvir.org/pesquisas-mostram-os-impactos-da-pandemia-em-diferentes-areas-daeducacao/. Acesso em: 15 dez. 2021, às 15h.

Instituto Ayrton Senna. Como articular tempo e qualidade para agilizar processos de ensino e recuperar defasagens de aprendizagem? Disponível em:https://institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/guia-gestao-para-aprendizagem.html.Acesso em:15dez.2021,às16h.

SciELO. A educação e o COVID-19. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/mjDxhf8YGdk84VfPmRSxzcn/?lang=pt Acesso em :25jan.2022.às 9h.

SciELO. Perguntas e respostas sobre a doença por Coronavírus (COVID -19). Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/HN3hD6w466F9LdcZqHhMmVq/?lang=pt. Acesso em: 19 jan. 2021.

Published

2023-10-18

How to Cite

Stupp, R., & Maciel, R. R. A. (2023). CICATRIZES DA PANDEMIA: NOVOS OLHARES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Contemporânea, 3(10), 18068–18088. https://doi.org/10.56083/RCV3N10-077

Issue

Section

Articles