A PRODUÇÃO PESQUEIRA ARTESANAL CAPTURADA PELOS ACORDOS DE PESCA DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU – PARÁ, ANO DE 2019

Authors

  • Eli Viana dos Reis
  • Francinei Bentes Tavares
  • Lúcia Daiane Copetti

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV3N10-046

Keywords:

Relatório da Produção, Pesca Artesanal, Limoeiro do Ajuru

Abstract

O artigo trata de uma síntese do Relatório da Produção da Pesca Artesanal, levantada no ano de 2019, capturada, nas áreas de preservação, chamadas pelos pescadores de “reservas”, de apenas 7 (sete) acordos de pesca, pertencentes ao município de Limoeiro do Ajuru, no Estado do Pará. O presente levantamento baseou-se em dados secundários buscados junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMAB e Departamento Municipal de Pesca - DEMPESCA, sendo que os citados órgãos realizaram o levantamento primário junto à 7(sete) acordos de pesca daquele município, no período de 01 de março a 31 de outubro de 2019. O objetivo deste pretendeu subsidiar o município de Limoeiro do Ajuru, no Estado do Pará, com cinco estratégias para alavancar a produção pesqueira artesanal naquele município: 1ª) Registrar nos anais do município de Limoeiro do Ajuru, a produção da pesca artesanal, referente ao ano de 2019; 2ª) Identificar a produção da pesca artesanal dos Acordos de Pesca; 3ª) Fornecer dados estatísticos e econômicos da produção da pesca artesanal, para contribuir no planejamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMAB e Departamento Municipal de Pesca; 4ª) Formular estratégias de ação que orientem o desenvolvimento e 5ª) Fortalecer a cadeia produtiva da Pesca Artesanal no município. Nessa perspectiva propiciar o registro da produção pesqueira artesanal, possibilitar receita municipal, visando oportunizar a geração de emprego e renda através dessa atividade produtiva.

References

AMODEO, N.B.P. As armadilhas da participação: os desafios da extensão rural como ferramenta de desenvolvimento. Oikos, Viçosa, v. 18, n. 2, p. 51-64, 2007.

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE SARACÁ DE CIMA. Caderno da I Conferência da Pesca Artesanal. Brasilia: ACSC, dez. 2018.

LIMOEIRO DO AJURU. Lei Municipal nº 225/2019, de 03 de Janeiro de 2019. Limoeiro do Ajuru-PA: Prefeitura Municipal, 2019.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA (FAO). The state of world fisheries and aquaculture (SOFIA). Disponível em <http://www.fao.org/fi>. Acesso em: 02 mar. 2023.

PALUDO, Conceição. Educação Popular em Busca de Alternativas: uma leitura desde o Campo Democrático e Popular. Porto Alegre: Tomo Editorial; Camp, 2001.

PINHEIRO, Maria do Socorro Dias. Os movimentos sociais do campo ribeirinho e suas práticas educativas. In: Congresso Internacional da Associação Francófona Internacional de Pesquisa Científica em Educação, 1., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: AFIRSE, 2009.

SILVA, Adriano Prysthon da. Pesca artesanal brasileira: Aspectos conceituais, históricos, institucionais e prospectivos. Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2014.

TOMÁZ, Alzení de Freitas; SANTOS, Gilmar (Orgs.). Conflitos Socioambientais e Violações de Direitos Humanos em Comunidades Tradicionais Pesqueiras no Brasil. Brasília: Conselho Pastoral dos Pescadores, 2016. 104 p.

Published

2023-10-09

How to Cite

dos Reis, E. V., Tavares, F. B., & Copetti, L. D. (2023). A PRODUÇÃO PESQUEIRA ARTESANAL CAPTURADA PELOS ACORDOS DE PESCA DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU – PARÁ, ANO DE 2019. Revista Contemporânea, 3(10), 17474–17487. https://doi.org/10.56083/RCV3N10-046

Issue

Section

Articles