A PÉLVIS COMO FOCO: MARTA GRAHAM, UMA GRAMÁTICA

Authors

  • Marcos Bragato
  • Douglas Araújo
  • Heronides Fernandes de Farias Filho
  • Magna da Silva Costa
  • Thiago Chellappa

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV3N8-089

Keywords:

Técnica Graham, Floor Work, Pélvis Feminina, Gramática Cinética

Abstract

A dançarina e coreógrafa estadunidense Marta Graham (1894 - 1991) inaugura não somente um novo modo de organizar a narratividade e os reclamos na cena, mas como inserir o corpo feminino em outra agenda cinestésica e cinética. Com a justificativa da necessidade de se prestar atenção aos traços psicológicos, organiza treinamento com ajustes especialmente no trabalho de chão (floor work) cuja ênfase se encontra na pélvis feminina. Ela mesma empresta o corpo para as tentativas de erros e acertos para o que se chama de casa da “verdade pélvica”. Hoje, o vocabulário e a sintaxe da técnica Graham compartilham notoriedade, mas não conferem sua difusão por exigir dispêndio não factível num mundo “com pressa”. Sobrevive, a técnica, em meio à miscelânia encetada atualmente de procedimentos para se chegar à cena.

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Published

2023-08-11

How to Cite

Bragato, M., Araújo , D., de Farias Filho , H. F., Costa, M. da S., & Chellappa, T. (2023). A PÉLVIS COMO FOCO: MARTA GRAHAM, UMA GRAMÁTICA. Revista Contemporânea, 3(8), 11565–11580. https://doi.org/10.56083/RCV3N8-089

Issue

Section

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