AS PLURALIDADES LINGUÍSTICAS NAS TEMÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO

Authors

  • Amanda Souza da Silva
  • Brenda Reis dos Anjos
  • Daniel de Souza Castilho
  • Gena Carol D'gaut Pinto Antony
  • José Alessandro da Conceição Santos
  • Leonard Christy Souza Costa
  • Nayara Menezes Cordeiro
  • Vanessa Souza Silva

DOI:

https://doi.org/10.56083/RCV3N8-115

Keywords:

Pluralidades, Linguísticas, Temáticas, Livro, Didático

Abstract

O objetivo deste artigo é mostrar como as pluralidades linguísticas estão comportadas no livro didático a partir de suas temáticas, com o intuito de tornar público para a comunidade em geral e científica, a fim de discutir um problema central, que parte da não visualização dessas pluralidades ou omissão do processo de ensino e aprendizagem que deveria ser integral do ponto de vista da cidadania advinda do ensino básico. Justificado a partir de uma abordagem objetiva no que diz respeito ao objeto de estudo propriamente dito, o livro didático, com discursões teóricas da linguística aplica e sobre livros didático do ponto de vista crítico e subjetivo. A metodologia parte de análises linguística e observação de bibliografias, específica e teóricas. As contribuições compreendem-se deste trabalho, para o fortalecimento de estudos científicos a respeito do tema específico e áreas afins.

References

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. A Linguística Aplicada na grande área da linguagem. Perspectivas de Investigação em Linguística Aplicada. Campinas, SP: Pontes Editores (2008).

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

CAVALCANTI, Marilda C. Educação linguística na formação de professores de línguas: intercompreensão e práticas translíngues. Linguística Aplicada na modernidade recente 1 (2013): 211-226.

ROJO, Roxane. Materiais didáticos no ensino de línguas. Linguística aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola (2013): 163-195.

OLIVEIRA, Tânia Amaral. ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 9⁰ ano. 5.ed. Barueri [SP]: IBEP, 2018.

PENNYCOOK, Alastair. A linguística aplicada dos anos 90: em defesa de uma abordagem crítica. Lingüística aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras (1998): 23-49.

Published

2023-08-17

How to Cite

da Silva, A. S., dos Anjos, B. R., Castilho, D. de S., Antony, G. C. D. P., Santos, J. A. da C., Costa, L. C. S., Cordeiro, N. M., & Silva, V. S. (2023). AS PLURALIDADES LINGUÍSTICAS NAS TEMÁTICAS DO LIVRO DIDÁTICO. Revista Contemporânea, 3(8), 12031–12053. https://doi.org/10.56083/RCV3N8-115

Issue

Section

Articles